terça-feira, 30 de junho de 2015

20° Festa do Imigrante - O mundo cabe aqui.- Parte 3 - Uma Legítima Descendente Italiana.

Cronologicamente, a nossa primeira entrevista, foi com uma legítima descendente italiana. Em uma espécie de refeitório, Dona Cleusa Mignani.... Ela estava comendo, com sua neta, e tivemos que atrapalhar (risos). Então, quando soubemos de sua origem ficamos muito felizes, seria um clássico aqui no blog (Vozes do imigrante italiano). Nós começamos a perguntar, sobre seu passado, seus parentes, e ela nos deu uma incrível cronologia. O seu avô deveria veio da Itália, em 1919, e quando os imigrantes chegavam, eles eram separados, casais, e até parentes, por causa de locais de trabalhos. O interessante dessa informação, é que por causa dessa separação, eles se espalharam por algumas partes de São Paulo e até de outros estados, ela alegou que tem parentes, que não conhece até hoje. Das pessoas uns foram para Minas, ou Noroeste de São Paulo, em São José do Rio Preto.

Uma outra visão interessante, era como os italianos viam a vinda para o Brasil. "Dizia-se no seu país que no Brasil era fácil de se tornar rico, como até hoje, em relação a outros países"

E sim, Dona Cleusa vivia na Mooca, porém, o bairro de imigrantes se tornou um bairro muito caro e valorizado: "Na Mooca, meados de 65 a 67, começou a encarecer os aluguéis”. Como ela morava há muitos anos na casa, era comum o dono oferecer uma indenização (Se o inquilino ficasse por muito tempo na casa.... Velhos tempos, risos), e na época dava para comprar uma casinha em bairro afastado", Dona Cleusa atualmente mora em São Miguel Paulista (Mais ao leste de São Paulo). “Consegui comprar em São Miguel Paulista e alega que o bairro agora, passa pelo mesmo processo

Ela ainda nos deu uma visão sobre as empresas, que atualmente estão saindo de São Paulo para “áreas” mais viáveis economicamente. “As empresas estão indo para outras cidades de outros estados: Pará, Minas, Manaus... etc....”, e que isso acaba gerando desemprego.


Dona Cleusa é uma legítima descendente de imigrante italiano, e representa uma grande parcela de um povo que participou o imenso crescimento de São Paulo no século XX, suas memórias e seu depoimento foram interessantíssimos, e estão enriquecendo muito este blog, é um prazer ter conversado com a Senhora. Muito obrigado.

Após a entrevista nós deixamos ela comer em paz. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário